Escola pública santarena recebe prêmio nacional por projeto de educação fiscal

Prêmio de Educação Fiscal foi entregue à Escola Municipal Maria Amália em cerimônia em São Paulo. Instituição era única representante do norte entre finalistas.



Única representante da região norte na final do 8º Prêmio Nacional de Educação Fiscal, a Escola Municipal Maria Amália Queiroz de Souza, de Santarém, no oeste do Pará, recebeu o prêmio de terceiro lugar em São Paulo. A entrega ocorreu na noite de quinta-feira (28).

A solenidade de entrega ocorreu na sede da Associação dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo (Afresp). A escola recebeu R$ 3 mil reais, mais troféu e certificado de reconhecimento.

O educandário venceu na categoria Escolas com o projeto intitulado “Educação fiscal e o desenvolvimento de competências empreendedoras: um diálogo entre a escola e as empresas do bairro Mapiri”. Este trabalho apresenta alternativas para o desenvolvimento de competências empreendedoras que discutam atitudes inovadoras e impulsionem caminhos no contexto da educação fiscal.


Para a autora do projeto e participante pela primeira vez do prêmio, professora Márcia Ximenes, a conquista impulsiona ainda mais o incentivo à educação fiscal no município, principalmente nas escolas.

“Esse momento é só o começo, e que existem outras iniciativas já promovidas em nossas escolas que necessitam de apoio, incentivo e sobretudo uma melhor formação para nossos professores. Estamos felizes, muito orgulhosos com esse resultado. A educação fiscal vem discutir elementos que vão além do conhecimento sobre tributos. É mudança de atitude diante da vida, é ser um novo cidadão diante de uma nova sociedade”, comemorou.

Sobre o prêmio

O concurso tem o objetivo de reconhecer e incentivar iniciativas bem sucedidas voltadas para a temática da educação fiscal, com participação de entes federativos; órgãos públicos; escolas; universidades e pessoas jurídicas, além de jornalistas ou pessoas físicas que desenvolvam projetos voltados à educação fiscal. A cerimônia é realizado pela Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafit), em parceria com a Secretaria da Receita Federal do Brasil (SRB), Secretaria de Tesouro Nacional (STN), Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Programa Nacional de Educação Fiscal (Pnef), com a organização da Associação dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo (Afresp) e o apoio de entidades, empresas e órgãos governamentais.

Fonte: G1 Santarém.